Instruções básicas
Crie uma propriedade do Google Analytics 4, também conhecido como GA4, caso ainda não tenha feito isso. Para coletar dados do seu site, você precisa criar uma propriedade para ele. Esse processo também gera um código do Google Analytics, que você usará na instalação da gtag.js.
1.Crie sua conta Google Analytics
Faça login na sua conta do Google
Clique em “Começar Avaliação”
Preencha todos os campos e a sequência de etapas de acordo com a estratégia de seu negócio.
2. Localize o código do Google Analytics 4 em sua conta criada
Vá no Administrador do seu Google Analytics e na coluna de 'Propriedade' clique em 'Fluxos de dados'. Em seguida clique na opção 'Web' conforme imagem abaixo.
Preencha a URL do seu site, dê um nome para o fluxo e então clique em 'Criar fluxo':
Em Detalhes do fluxo localize o ID DA MÉTRICA e copie esse código para poder concluir o processo dentro do Admin da sua loja.
3. Configurando em sua Loja Virtual
Acesse o menu Configurações > Configurações Gerais
Vá em Aplicativos, localize por “Google Analytics” dentro dos Aplicativos de Marketing e clique em 'Ativar recurso'.
Informe o código de ID DA MÉTRICA copiado no Item 2. Cole no campo 'ID de acompanhamento ou ID da métrica' e Salve as configurações.
4. Configurando a Tag
Agora falta pouco para que os dados da sua loja sejam levados para o Analytics. Na sequência do processo, você vai configurar a tag do Google já com o identificador do GA4.
Voltando para o Fluxo de Dados do seu Google Analytics 4, vá em "Veja as instruções da tag" para poder localizar o código que será utilizado em sua loja.
Vá até a aba 'Instalar manualmente' e clique para copiar o script conforme indicado pela seta na imagem abaixo.
Em seguida volte para o Admin da sua loja e vá até a opção 'Configurações > Configurações Gerais > Funções Avançadas'. Localize então o recurso "Configurar SEO e scripts do Google". No campo 'Google
Analytics - Scripts', conforme imagem abaixe, cole o código copiado no passo anterior e então clique em 'Salvar'.
IMPORTANTE: se você já utiliza o Google Analytics na versão antiga (Universal Analytics) e tem esse campo preenchido, ao migrar para o GA4, verifique se o campo já está com o script atualizado. Caso não esteja, faça a atualização copiando o novo código conforme orientações desse manual.
5. Ative o Google Tag Manager (GTM)
No GA4 o Google passou a dar uma grande importância para o Tag Manager, então você precisa ativar também esse recurso em sua loja. Temos um passo a passo completo que mostra como criar o Tag Manager e como configurá-lo em sua loja.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO DO GOOGLE TAG MANAGER.
Pronto! Concluídos todos passos anteriores, sua loja virtual já poderá ser analisada pelo Google Analytics, basta aguardar o Google iniciar a coleta de dados que pode levar até 24 horas, e então em seu painel do Google Analytics você poderá acompanhar todo o tráfego em em sua loja, inclusive em tempo real:
Você pode também acessar o manual completo do Google Analytics oferecido pelo Google para conhecer todas as possibilidades oferecidas pela ferramenta. Clique Aqui e conheça!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.